Ervedosa do Douro – Quinta da Gricha

07-01-2022

Venha conhecer a quinta que, somente com quatro quartos luxuosos, venceu o prémio 'Best of Wine Tourism 2022' de melhor hotel vínico do Douro!


     Sentir o cheiro a terra, ouvir o silêncio e as gargalhadas de um povo afectuoso, caminhar pela mais antiga região vinícola do Mundo, pelos suculcos que compõem uma paisagem secular classificada pela UNESCO como Património Mundial, eis-nos na região do Alto Douro Vinhateiro.

      O rio fez a primeira obra cavando na terra os vales profundos, enquanto o Homem transformou as montanhas de xisto em terra e muros, nela plantou a vinha, verde no verão, cor de fogo no outono. Com uma sabedoria herdada de gerações, inclinou os terraços para que os raios de sol abracem as videiras e deem às uvas o calor de que o vinho precisa. Por isso dos frutos da terra e do trabalho do Homem se fez um vinho e uma paisagem única.

     O tortuoso caminho até ao alto do vale é um daqueles obstáculos que separam as experiências banais daquelas que valem realmente a pena ser vividas. Imediatamente antes de se transpor a placa que assinala Ervedosa do Douro, viramos à esquerda numa estrada em terra batida. Percorrem-se cerca de três quilómetros entre vinhedos e muito pó, até se ter a visão da Quinta da Gricha e, um pouco mais ao longe, do rio Douro.

     Criada por John Graham em 1981, quinta geração da família que fundou a marca Graham's , a empresa encontrou o seu tesouro na Quinta da Gricha , uma propriedade de 50 hectares. Do seu passado não restam muitos registos históricos, as pistas vão surgindo aqui e acolá, inscritas no granito que compõe o terreno de onde nascem as uvas que hoje dão vida aos vinhos da marca. Sabe-se que ali se produziu vinho pelo menos a partir da segunda metade do século XIX, que as estruturas graníticas dos lagares remontam a 1852 e há registos da existência da nascente que tinha origem na gricha, a fenda que dá nome ao local e cujas águas alimentavam e alimentam as vinhas.

      Em 1999 a propriedade passou a ser da Churchill's que desde 2015 mudou todo o conceito da quinta, traçando um plano de renovação da antiga casa que acolhia os trabalhadores e, ao final de dois anos, transformou-se o espaço num enoturismo de luxo de traça clássica. Pelo caminho foram preservadas estruturas e materiais, da rocha que vai surgindo aqui e ali pelos corredores, ao forno antigo que se manteve de pé na renovada cozinha dos caseiros.

       Dentro e fora da Quinta da Gricha vive-se um ambiente único de conforto, um espaço ideal para uma escapadinha romântica que nos vai fazer mergulhar num mundo de herança secular com vinhedos pitorescos, tradições ancestrais e paisagens de tirar o fôlego, longe de tudo e de todos onde vamos poder viver uma experiência recatada e luxuosa.

      Foi esse silêncio e isolamento que viveu o pintor britânico Richard de Luchi, quando em março de 2020 ali se instalou para uma residência artística de duas semanas. Com a casa fechada a hóspedes, aquele que deveria ser um período curto de potenciação da criatividade, acabou por se transformar num confinamento privilegiado de dois meses. Richard viveu como único residente na Gricha e à medida que o mundo se fechava, ele pintava as tranquilas paisagens do Douro, a óleo e aquarela.

    Hoje, quem visitar a Quinta da Gricha, poderá ver nas paredes o resultado dessa experiência. Uma vivência que, garantem os proprietários, querem passar a cada um dos hóspedes. Com a excepção do isolamento de dois meses, está claro. A essência, contudo, é a mesma: viver o Douro em paz, sem ruídos, azáfamas e sobretudo sem perturbações externas.

      A Quinta da Gricha possui somente quatro suites e não mais do que oito hóspedes, as quais permitem que dê aquele profundo suspiro de alívio de ... finalmente cheguei ... No seu restauro manteve-se a essência desta casa histórica, são espaçosas, cheias de luz, estão decoradas de forma clássica, em tons diferentes umas das outras e baptizadas com nomes de plantas aromáticas da região: urze, alfazema, esteva e zimbro; possuem camas king size e todas com uma vista única sobre o vale e o rio e, não há aqui espaço para ecrãs. O único disponível é o que se esconde por detrás das cortinas: a janela com vista panorâmica onde se poderá apreciar em silêncio uma paisagem luxuosa.

      Quem preferir uma vista mais imponente e se quiser fazer acompanhar de um bom vinho, pode cruzar a sala de estar aquecida por uma lareira e sentar-se no terraço. Lá fora, há mais para ver: do jardim em socalcos onde desponta a antiga fonte de granito que rompe a parede rochosa ao Pátio das Laranjeiras, um terraço rochoso onde moram laranjeiras e limoeiros, que empresta uma valiosa sombra em dias de calor.

     Mas uma estadia na Quinta da Gricha é acordar com uma manhã luminosa, a qual é perfeita para parar, relaxar, observar as encostas íngremes do Douro e se ainda estiver frio lá fora nada melhor que pedir uma mantinha, as quais aconchegam até os pés mais frios . Aqui sente-se o ritmo e a simplicidade da vida no meio das vinhas.

      Na Quinta da Gricha pode aprender sobre viticultura e vinificação em tours personalizados e provar os vinhos da Churchill's, entre os terraços do Douro ou com vista para os tanque de pisa, relaxar ao pé da piscina com vista para o infinito, ou simplesmente descontrair no terraço enquanto se contempla uma vista panorâmica privilegiada sobre o vale do Douro.

    A Quinta da Gricha oferece uma experiência única, pessoal e intimista, da vida numa adega em funcionamento no Douro, para a conhecer reserve a sua estadia, através da sua agência de viagens, com preços da Go Global Travel

Para ver mais imagens sobre a Quinta da Gricha consulte a Go Global Travel Portugal no :

Instagram : https://www.instagram.com/goglobaltravelportugal/

Facebook : https://www.facebook.com/GoGlobalTravelPortugal

Photo Credits : Quinta da Gricha 


#goglobaltravel #bootsontheground #QuintadaGricha #GrichaVineyardHouse #ChurchillsPort #ChurchillsEstates #portugaldesonho #portugaldenorteasul #northofportugal #IlovePortugal #PortugalLovers #Douro #DouroValley #IloveDouro #DouroLovers #winerylife #nature #remoteness #winetourism #winerytime #viajar #turismo #travel #travelagency #travelagent #agentedeviagens #agenciadeviagens#tourisminPortugal #travelportugal #exploreportugal

Go Global Travel Portugal
Todos os direitos reservados 2021
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora